O cliente sabe o preço, cabe ao vendedor apresentar o valor.
Showroom
O que é o Conceito Showroom?
O Conceito Showroom, trata-se do conjunto de boas práticas adotadas dentro do PDV (Ponto de Venda), que visam expor o produto da maneira correta, na quantidade correta, com o preço certo, visível e acessível e com apresentação visual impecável. Ou seja, são todos os esforços destinados a aumentar a percepção de valor, em relação ao item Portas e Janelas, facilitar a jornada de compra e a tomada de decisão dentro da revenda.
No Brasil, 70% das decisões de compras ainda são tomadas no ponto de venda, segundo estudo da Nielsen Media Research. A visão ainda é o sentido mais explorado dentro do PDV, ou seja, um ambiente bem iluminado, organizado, e com layout estratégico é essencial. Desse modo, o deslocamento do consumidor é planejado em função da exposição e vendas dos produtos.
Mas o Conceito Showroom, vai muito além disso!

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Principais pilares do Conceito Showroom
Expor o mix de produtos certos para um público alvo bem definido é, certamente, a base para o sucesso de qualquer loja de varejo, para isso é importante antes de qualquer outra coisa, observarmos algumas informações importantes, como:
- Padrão de consumo da região onde a revenda está localizada;
- Marcas e linhas de outros produtos comercializados na loja em questão. É importante expormos um mix condizente com os demais materiais da obra do consumidor, principalmente os materiais de acabamento;
- Tamanho do espaço físico da loja;
- Conceito da revenda, se é uma loja focada em produtos de primeiro preço, ou se é uma loja voltada para um público classe média ou média alta, por exemplo.
Tendo essas informações em mãos, temos condições de elaborar o melhor mix de exposição para a sua loja, e planejar as próximas etapas, considerando as diretrizes abaixo:


Exposição
Além do mix condizente com o padrão da loja, é super importante observar outros pontos essenciais como:
Localização, o item portas e janelas é o primeiro item de acabamento da obra, ou seja, no cenário ideal as esquadrias devem ficar expostas juntas aos demais itens de acabamento como revestimentos, metais e louças sanitárias. Caso não seja possível, o local deve ser de fácil acesso com corredores desobstruídos, bem iluminado e sempre limpo, o cliente deve sentir-se bem ao entrar na sua loja.

Materiais de merchandising, quando aplicados da maneira correta são um grande chamariz visual, despertam curiosidade e disponibilizam ao consumidor informações importantes para a tomada de decisão no momento da compra, além de auxiliarem o vendedor durante o atendimento. Mas vale ressaltar que quando utilizados em excesso ou da maneira incorreta, podem deixar o mostruário feio e pouco atrativo.

Estoque
Tão importante quanto o produto estar bem exposto, é ele estar disponível para o consumidor. É vital manter um estoque regulador dos itens mais vendidos na loja, de forma geral, o cliente aceita esperar um pouco mais por um produto diferencial, como uma janela veneziana blackout, por exemplo.

Mas não podemos arriscar perder uma venda por falta de estoque, lembre-se que estamos falando do primeiro item de acabamento da obra, se o consumidor tiver uma boa experiência de compra nessa etapa, com certeza ele se tornará um cliente fiel em todos os demais itens de acabamento.

Precificação
Precificação é assunto sério e deve ser levado em conta logo no início do planejamento. A forma de expor os preços de maneira sempre clara, remete transparência. E os itens promocionados devem estar sempre indicados e destacados.
Sempre que falamos neste assunto, nos vem a mente esquadrias de primeiro preço, mas comprar produtos muito baratos pode ser o principal erro, portas e janelas que emperram, infiltração de água, ferrugem e falta de assistência técnica, são apenas algumas consequências do barato que sai caro.
Não arrisque a imagem da sua loja negociando com empresas que oferecem apenas preço.
Qual a importância do merchandising
na geração de vendas e receita?
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Principais benefícios para você lojista
O conjunto de boas práticas dentro do PDV mostrados aqui, são uma grande ferramenta para potencializar as vendas da sua loja, estudos indicam que lojas que adotam essa metodologia, podem vender até 460% a mais, em relação às demais.
A exposição de produtos quanto bem feita dentro do PDV, traz vantagens como o aumento da média geral de vendas, atração de novos clientes, fidelização de clientes e aumento de compras por impulso.
Investindo em ações criativas, com uma comunicação visual de qualidade e uma equipe bem treinada, é possível fazer com que a marca da sua loja, não apenas seja notada, mas se destaque de forma positiva em meio a tanta concorrência.
- Aumento nas vendas. Além de conseguir atrair novos clientes, você ainda vai fidelizar os atuais e aumentar o ticket médio;
- Criação de uma experiência única, um cliente satisfeito com sua experiência de compra se torna fiel e ainda indica para outras pessoas;
- Reconhecimento da sua marca como lojista, construir uma boa imagem é fundamental.

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Conclusão

Pronto! Agora você já conhece a importância da exposição de produtos bem feita, e as vantagens do Conceito Showroom. Não se esqueça ainda, que nenhuma ação direcionada, vai ser bem sucedida se a equipe de atendimento não estiver treinada e pronta para tirar todas as dúvidas, e ajudar o consumidor na sua jornada de compra, e para isso disponibilizamos um vasto conteúdo de treinamento.
Agora que você já sabe o quão multifacetada a exposição de produtos pode ser, que tal colocar algumas das técnicas que conferiu em prática?
As principais informações para ser bem-sucedido nesse desafio você já tem.
Então, aproveite o auxílio da nossa equipe de vendas, contate o seu representante responsável e comece hoje mesmo a fazer a diferença no seu PDV!
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